Confira o posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia referente ao uso indiscriminado da medicação.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia Regional Santa Catarina, vem através deste se posicionar a respeito da nota publicada pelo colunista Cacau Menezes, no Diário Catarinense desta quarta-feira (7), a cerca do comentário sobre Obesidade e uso de Ritalina.
Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM Santa Catarina adverte que o uso de Cloridrato de Metilfenidato é indicado para o tratamento psiquiátrico, sempre com indicação médica. O uso indiscriminado pode trazer complicações clínicas e psiquiátricas graves, como cardiovasculares. A Ritalina é uma medicação com controle rígido dos órgãos de dispensação farmacêutica (receita tipo A). A mesma, em alguns pacientes, pode causar dependência. Além disso, não é medicação para tratamento de Obesidade.
A obesidade é uma patologia complexa que exige consulta médica e muitas vezes com outros profissionais ( nutricionista e psicólogo) pois decorre de vários fatores associados ( genéticos, ambientais e comportamentais). Obesidade aumenta risco de câncer, Diabetes, Infarto e Derrame.
Sugerir à população que uma medicação não isenta de efeitos colaterais possa ser usada simplesmente para perda de peso fere qualquer princípio de ética e boa conduta. Incita a fraude de sintomas e diagnósticos errados a fim de “conseguir a medicação”, além de estimular o “perder peso” sem qualquer investigação médica.
A SBEM Santa Catarina adverte que todo medicamento possui reações adversas e qualquer utilização sem prescrição médica oferece riscos à saúde. A correta informação a cerca do que é Obesidade e o que são os Transtornos alimentares (compulsão alimentar, anorexia nervosa e bulimia) se faz necessária. Procure um médico Especialista.