A SBEM Nacional e o Departamento de Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade publicaram um Posicionamento Oficial sobre o uso (e abuso) de implantes de Gestrinona no Brasil.
A posição da SBEM Nacional e do DEFAT foi divulgada no segundo dia do CAEFA – 2º Curso Avançado em Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade – durante a mini conferência do Dr. Alexandre Hohl, presidente do Departamento.
Posicionamento Oficial SBEM/DEFAT – arquivo em PDF
Segundo o documento, no Brasil, a utilização de implantes hormonais, utilizando esteroides sexuais e seus derivados vem aumentando de forma avassaladora. Por serem apresentações customizáveis, existe um real risco de superdosagem e de subdosagem.
No documento, estão também todos os detalhes sobre a posição internacional sobre o uso e o apelo da SBEM para que as autoridades aumentem a fiscalização quanto ao uso inadequado destes implantes hormonais no nosso país.
A SBEM vem a público informar que não reconhece os implantes de gestrinona como uma opção terapêutica para tratamento de endometriose, rechaçando veementemente o seu uso como anabolizante para fins estéticos e de aumento de desempenho físico.