Comunicados Oficiais

NOTA OFICIAL: investigação do medicamento Ozempic pela União Europeia

By 20 de julho de 2023No Comments

Desde que as primeiras informações e estudos sobre a utilização do Ozempic para tratamento da obesidade, além do diabetes, começaram a circular o número de notícias e postagens em redes sociais só aumentou.

Frequentemente as Sociedades Científicas na área – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Sociedade Brasileira de Diabetes e Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica – analisam o que está acontecendo para emitir pareceres e posicionamentos para esclarecer melhor a população sobre o tema. Dessa forma, as três sociedades se reuniram para produzir um documento, que foi encaminhado a diversos órgãos e a imprensa em geral.

Em 24h foram várias reportagens, consultas e manifestações nas redes sociais com o posicionamento, assinado pelos três presidentes das entidades: Dr. Paulo Miranda (SBEM Nacional), Dr. Bruno Halpern (ABESO) e Dr. Levimar Araújo (SBD).

Entre os esclarecimentos dados a diversos veículos de imprensa, as Sociedades reforçaram que até o momento os dados de segurança disponível não mostraram efeitos colaterais psiquiátricos negativos.

Outro ponto importante que está sendo passado nas entrevistas e esclarecimentos é que esse tipo de investigação no processo de vigilância visa, sempre, identificar efeito colaterais raros, que podem não ser observados em estudos fase 3.

Veja aqui a nota oficial na íntegra!